

Contigo Quero Ser 250

Os Escoteiros

A Lei e o Compromisso de Honra
A adesão ao Escotismo é livre e deve ser feita sem barreiras. A única condição é a vontade pessoal de assumir voluntariamente o Compromisso de Honra e os valores contidos na Lei do Escoteiro.
Lei do Escoteiro
-
O Escoteiro é verdadeiro e a sua palavra é sagrada
-
O Escoteiro é leal
-
O Escoteiro é prestável
-
O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros
-
O Escoteiro é cortês
-
O Escoteiro é respeitador e protetor da Natureza
-
O Escoteiro é responsável e disciplinado
-
O Escoteiro é alegre e sorri perante as dificuldades
-
O Escoteiro é económico, sóbrio e respeitador dos bens dos outros
-
O Escoteiro é íntegro nos pensamentos, palavras e ações
Compromisso de Honra
Prometo por minha Honra fazer o meu melhor por:
-
Cumprir os meus deveres para com a minha Fé e a Pátria
-
Auxiliar o próximo em todas as circunstâncias
-
Viver segundo a Lei do Escoteiro
Lema da Tribo de Escoteiro
"Sempre Pronto"
(lembrando a necessidade de estar apto para qualquer situação).

HINO ASSOCIATIVO
O hino dos escoteiros de Portugal é da autoria do Escoteiro-Chefe Joaquim Amâncio Salgueiro Júnior, uma das figuras mais marcantes da nossa Associação.
Saudação Escotista
História :
Em 1893, B.P. foi enviado numa expedição à colónia britância da Costa do Ouro (África Ocidental), para pacificar os Ashantis, fazer cumprir o tratado de 1874 e pôr termo ao contrabando de escravos. Quando da queda do Kamussi, um dos Chefes veio ao encontro de B.P. e estendeu-lhe a mão esquerda. B.P. estendeu-lhe a mão direita, mas o Chefe disse-lhe: "Não, no meu país, ao mais bravo entre os bravos cumprimenta-se com a mão esquerda".
B.P. reparou que, enquanto o chefe lhe estendia a mão esquerda, levantava a direita aberta, por cima da cabeça, o que significava que era um amigo leal, pois a mão utilizada normalmente para segurar a arma estava vazia. A mão esquerda também era a mão que segurava no escudo e quando um guerreiro cumprimentava com a mão esquerda tinha que afastar o escudo, ficando, portanto, desprotegido. Este também era um sinal de confiança e de lealdade para com a pessoa que se estava a cumprimentar.
O aperto de mão com a mão esquerda demonstra algo ainda mais nobre, o desejo dos homens acreditarem uns nos outros! Os escoteiros cumprimentam-se apertando a mão esquerda, entrelaçando os dedos mindinhos. O sinal escotista faz-se levantando a mão direita, de palma para a frente, com o polegar apoiado na unha do dedo mindinho e os outros dedos apontados para cima.
"QUE POR UNIDOS NOS CONHEÇAM"
Significado :
Os três dedos lembram ao escoteiro os três artigos do compromisso de honra. O dedo polegar sobre o dedo mindinho é interpretado como a afirmação de que os escoteiros estão conscientes de que o mais forte protege o mais fraco. O cumprimento é feito com a mão esquerda para deixar a mão direita livre para fazer a saudação e porque é a mão do lado do coração, que é o símbolo da amizade. O dedos mindinhos entrelaçados permitem um aperto de mão mais forte, sinal de maior união, e simbolizam um abraço trocado entre escoteiros, como sinal de profunda amizade.

